1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

A arquitetura dos espaços, cuidadosamente pensados e cuidados, garante interligações a favor das relações, da autonomia, da exploração, da curiosidade, da comunicação e do conforto.

As instalações do Ensino Básico são compostas por 10 salas de aulas com espaços próprios e individualizados para arrumação de vestuário e materiais. Uma das salas está preparada para atividades laboratoriais e outra mais facilitadora das atividades de Expressão Plástica. O pé direito de 3,5 metros nas salas de aula e as grandes janelas por onde entra a luz natural de Sul garantem condições de iluminação e renovação de ar, de acordo com as melhores práticas.

Os enormes vãos envidraçados dos espaços comuns permitem uma transparência incentivadora de partilhas e diálogos; as paredes amplas, tornam visíveis os trabalhos e as produções e despertam a vontade de aprender, constituindo-se um espaço privilegiado de partilha e comunicação.

Uma sala de refeições com mais de 120m2 associada a uma cozinha onde serão confecionadas todas as refeições, espaços de trabalho especializado como o Ginásio e sala de atividades desportivas, a Biblioteca e as salas de música são espaços comuns a todos os alunos do Colégio.

O espaço exterior, com mais de 6.000m2 de área semicoberta e descoberta, com uma orientação geográfica a sul, incluindo um anfiteatro natural que aproveita o declive do terreno, é ativador de experiências multissensoriais. O prado e os recreios são espaços dinâmicos de jogos e brincadeiras proporcionando a livre fruição e o convívio. Para além de convidar à prática desportiva, estimula o contacto autónomo e flexível com a natureza.

O nosso espaço é acolhedor e orientado para o desenvolvimento harmonioso da criança, respondendo plenamente às suas necessidades. Provoca, surpreende e estimula descobertas espontâneas e independentes. É flexível e ao mesmo tempo com espaços organizados em áreas temáticas, onde os diversos materiais estão arrumados de forma consistente e em local acessível à criança, para que os possa alcançar autonomamente.