1º Ciclo do Ensino Básico

Em continuidade com o modelo e a prática vivenciadas na creche e jardim de Infância do Colégio Verde Água, também no 1º ciclo preconizamos um modelo de ensino-aprendizagem assente na forte participação e envolvimento efetivo dos alunos. Quanto maior for a participação do aluno na construção do seu processo de aprendizagem, melhor a adesão e apreensão dos saberes e conteúdos. O aluno é convocado a participar, conhecendo os objetivos e metas a atingir, entendendo a sua utilidade e comprometendo-se com os tempos e processos para as alcançar. Sob orientação e regulação dos professores, o aluno desenha o seu percurso de aprendizagem que vai sendo ajustado para que os objetivos sejam alcançados, determinando em grande medida, o ritmo e a profundidade com que apreende e progride nos seus saberes e competências.

Os alunos são estimulados a questionar, a tomar a iniciativa, a comunicar espontaneamente as suas dificuldades e descobertas. Os erros ou as dúvidas são vistos como parte de um processo de reflexão e descoberta e não como uma vergonha ou um falhanço. Falhar é não participar, é não construir pensamento para o comunicar. Os trabalhos em parceria, em pequeno e em grande grupo são tão valorizados como o trabalho individual, complementando-se, pois ambos exigem e desenvolvem diferentes competências. Os projetos em grupo exigem pesquisa e reflexão em cooperação, gestão das tarefas e dos tempos, culminando na apresentação do trabalho aos colegas e na partilha dos novos saberes conquistados.

Os conteúdos de Estudo do Meio são trabalhados com recurso ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, produção e encenação. Na área das ciências são complementados com a utilização do laboratório e dos espaços exteriores, como o prado e a horta. Os alunos são estimulados a observar e a produzir, vivenciando aprendizagens significativas.

Os conteúdos da língua materna convocam a utilização da biblioteca enquanto espaço de contacto com os livros, de promoção da leitura individual, coletiva e do reconto. Pretendemos trabalhar os conteúdos do Português através de alianças enriquecedoras, tais como a expressão plástica na ilustração e a dramatização na encenação de contos e histórias. O incentivo à leitura e à escrita utilizará diferentes abordagens, de modo a estimularmos todos os alunos, sabendo de antemão que cada um será mobilizado de forma particular e diferente da dos colegas (inteligências múltiplas de Gardner).

Os conteúdos da Matemática são explicados e experimentados na prática, sempre que possível, com recurso a diversos materiais, a montagens e construções, utilizando vivências e problemas do quotidiano que facilitem a compreensão dos conceitos.

O professor titular de turma assegura a condução das aprendizagens na Língua Portuguesa, na Matemática e no Estudo do Meio para os 4 anos do 1º ciclo. É coadjuvado por professores especializados na Expressão Plástica, na Expressão Motora e na Expressão Musical.

Os alunos são responsáveis por tarefas no grupo da turma e no espaço do colégio, zelando pela manutenção e arrumação dos espaços, desempenhando gestos e rotinas que reforçam o sentido de pertença ao colégio e ao grupo, e dando contributos valiosos para a definição de regras de funcionamento da turma e do colégio. É disponibilizado um tempo diário e semanal para serem analisados e discutidos estes temas com o professor responsável de turma, espaço onde os alunos se sentem escutados e valorizados, tendo oportunidade de contribuir para a resolução das questões.

As tecnologias de informação e comunicação farão parte da rotina da sala de aula, sendo progressivamente utilizadas como ferramentas de trabalho, sempre que se verifiquem úteis e com supervisão do professor. Serão certamente valiosas nas pesquisas individuais ou em grupo, para trabalhos ou projetos, na construção e apresentação dos mesmos aos restantes colegas da turma ou a outras turmas.

Para responder aos desafios do presente, consideramos essencial uma sólida preparação na Língua Inglesa, a qual deverá fazer parte do dia-a-dia do aluno, para ser apreendida com naturalidade e sem esforço, através do contacto diário e continuado com este idioma universal. Em conformidade, teremos uma aula diária de Inglês, de segunda a sexta-feira. Progressivamente, pretendemos evoluir para um modelo de ensino bilingue, em que parte do tempo letivo será exclusivamente lecionado em Inglês.

Para além da aprendizagem da língua inglesa, propomos a aprendizagem de outros idiomas, na academia de Línguas, como o castelhano, o alemão, o mandarim e o francês.

Para além dos tempos letivos regulamentares, os alunos terão um tempo adicional diário de estudo orientado pelo professor titular de turma. Cada aluno utiliza este tempo de acordo com as suas necessidades, funcionando como tempo adicional de trabalho, e permitindo colmatar alguma fragilidade nas aprendizagens, ou sendo utilizado para desenvolver competências e áreas de interesse.

A nossa matriz curricular valoriza fortemente a aprendizagem pela arte, contemplando dois tempos semanais de Expressão Artística, nos quais poderão ser lecionados Educação Visual, Expressão Dramática ou Expressão Musical. Entendemos que para além de sólida e consistente, a formação dos alunos nestas idades deverá ser tão abrangente quanto possível, promovendo o contacto com diferentes expressões, por forma a desenvolver a criatividade e a autoconfiança.

Propomos ainda, por forma a complementar e a enriquecer as áreas nucleares do 1º ciclo, os Ateliês de Matemática e de Leitura e Escrita. Orientados pelo Professor titular com a colaboração de outros professores ou convidados.

Atelier de Matemática
Atelier de Leitura e Escrita
Estudo | Projetos