A Primavera chegou… e espreitou pelas janelas da creche Verde Água

No colégio Verde Água as salas de creche têm uma vista privilegiada permitindo contemplar uma paisagem fantástica a perder de vista, onde no horizonte se pode observar a icónica Serra de Sintra com o seu Palácio da Pena.

Estas janelas rasgadas para sul, foram concebidas de forma a possibilitar a observação espontânea e autónoma de crianças que acabaram de conquistar o enorme prazer e alcance dos primeiros passos. Permitem inundar a sala de luz natural e acrescentar energia à dinâmica natural das crianças destas idades, cujo desenvolvimento motor está no auge. Estas janelas permitem muitas vezes uma última despedida do carro dos papás e convidam à observação do relvado do colégio onde apetece tanto brincar quando o sol decidir aparecer e ficar para aquecer os nossos dias.

Após tantos dias sombrios onde se observou pela janela a chuva a cair lá fora, o sol finalmente espreitou, e as crianças deliciadas, foram também espreitar… Ah, finalmente chegou a primavera… (suspirou e partilhou a educadora com este grupo de crianças de 1 e 2 anos).

E assim, como forma de sinalizar e simbolizar a chegada desta estação do ano, inspirámo-nos em duas fotografias de flores e fizemos as nossas próprias representações artísticas tendo como base estas duas imagens e a escolha livre de cada criança.

Explorámos várias técnicas plásticas para representar as “nossas flores”, como material de desperdício (rolos papel higiénico); as impressões digitais; pincéis e decalque com esponjas…

A partir da leitura de um poema sobre a primavera (na hora do conto) ficou combinado com este grupo que vamos plantar e semear as nossas próprias flores, e tornar o jardim do Verde Água, ainda mais bonito e colorido…

Em breve poderemos partilhar como fizemos e como ficou…