Colégio Verde Água

O Colégio Verde Água em funcionamento desde 2008 e devidamente licenciado para as valências de Creche, com Berçário, e Jardim de Infância, recebe desde então, crianças dos 4 meses aos 6 anos de idade.
A segurança, o conforto e a funcionalidade dos espaços proporcionam ambientes acolhedores e tranquilos, bem como de exploração, descoberta e partilha, tão necessários ao desenvolvimento físico, cognitivo e socioafetivo de cada criança que nos é confiada.

Somos um colégio de cariz nacional, mas com uma aposta forte na introdução precoce da língua inglesa que consideramos uma competência essencial para a integração no mundo digital e globalizado em que vivemos. A investigação mostra que devemos aproveitar a enorme plasticidade do sistema nervoso nestes primeiros anos de vida, para facilitar e potenciar aprendizagens futuras.

Adotamos uma estratégia pedagógica em que a criança participa ativamente na construção do conhecimento, um modelo que valoriza a iniciativa das crianças, a expressão e o confronto de ideias, que estimula a curiosidade e o sentido crítico, reforçando a sua autoestima e autonomia progressivas.

As diferentes formas de expressão artística constituem um pilar do desenvolvimento integrado dos nossos alunos, permitindo-lhes desenvolver a criatividade e a dimensão emocional de forma equilibrada, constituindo-se como um eixo fundamental da aprendizagem.

Respeitamos as diferenças e a diversidade, promovemos a exigência e a responsabilidade, mas usamos o afeto e a confiança como ingredientes da criatividade, da vontade de explorar o mundo e de crescer que permitirão o desenvolvimento saudável das competências de cada criança, nas diferentes etapas da sua vida.

Identidade

O nome Verde Água resulta de uma localização privilegiada em comunhão com a natureza. Na proximidade da tapada de Mafra e com a serra de Sintra no horizonte, temos o mar como limite a poente, que introduz o elemento água, essencial ao crescimento e ao desenvolvimento.

A onda que se inscreve no logótipo do Colégio Verde Água, associada ao elemento natureza, simbolizado pelas árvores, congrega um projeto e uma visão sobre a educação infantil – a assunção de que é nesta fase da vida que se alicerça o futuro.

A existência de duas infraestruturas separadas fisicamente, uma para Berçário, Creche e Jardim de Infância, e outra para o 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e Academia, ainda que muito próximas uma da outra, assentam numa visão de que o ensino para atingir elevados patamares de qualidade não deve ser massificado. Só assim cada criança é acompanhada de forma particular, garantindo o seu desenvolvimento global.

O nosso Colégio