Projeto educativo

“A sorte da maior parte das crianças é terem sido bem abraçadas muitas vezes.
Com base nisso ganham confiança num mundo amigável… e por terem sido abraçadas com amor são capazes de progredir… no seu crescimento emocional”  

D. Winnicott 1987

Pretendemos potenciar o desenvolvimento global da criança no respeito pela sua individualidade, estimulando as suas potencialidades e preparando-a para a integração bem sucedida na sociedade contemporânea. Para tal, adotámos um modelo que valoriza a iniciativa, o questionamento, a pesquisa e a descoberta em cooperação, o sentido crítico e a sua livre expressão. Um modelo que reforça a autonomia, a autoestima, a confiança e o à vontade, essenciais para a adaptação bem sucedida neste mundo tão competitivo.

Pressupostos do Projeto Educativo em Creche e Jardim de Infância:

Desde o nascimento, bebés e crianças aprendem fazendo. A criança está ativamente envolvida na construção do seu conhecimento, interagindo com o mundo que a rodeia: com pessoas, materiais e ideias – descobrindo, assim, o mundo que a rodeia e conhecendo-se a si própria.

As interações adulto-criança são calorosas e facilitadoras, devendo o adulto encorajar a criança nas suas explorações e descobertas, apoiando-a na descodificação do mundo que vai descobrindo. O adulto fornece o “combustível emocional” recarrega a criança do afeto e confiança de que ela tanto necessita para se aventurar nas explorações do seu meio envolvente. Descodificando com sensibilidade os sinais da criança, apoiando de forma positiva e consistente as suas iniciativas, o adulto ajuda a criança a ver-se a si própria como ser humano capaz, confiante e merecedor de confiança.

O ambiente físico é acolhedor e orientado para a criança, para o seu natural desejo de exploração. Seguro e flexível de forma a proporcionar conforto e variedade, estimulando as descobertas espontâneas e independentes da criança. Os espaços estão organizados em áreas temáticas, e os diversos materiais arrumados de forma consistente e em local acessível à criança, para que os possa alcançar autonomamente.O ambiente físico é acolhedor e orientado para a criança, para o seu natural desejo de exploração. Seguro e flexível de forma a proporcionar conforto e variedade, estimulando as descobertas espontâneas e independentes da criança. Os espaços estão organizados em áreas temáticas, e os diversos materiais arrumados de forma consistente e em local acessível à criança, para que os possa alcançar autonomamente.

Horários e Rotinas consistentes e coerentes, adaptadas aos ritmos da criança, são estruturantes e promotoras de segurança. Permitem à criança, antecipar o que vai acontecer, reforçando o sentido de que o mundo é organizado, conhecido e familiar. Sentem-se seguras e confiantes. Consolida o seu sentimento de pertença.

O tempo das chegadas e partidas é particularmente importante, momentos da angústia de separação. Em cooperação com os pais, tentamos tornar estes momentos estruturantes e progressivamente reconfortantes.

Os momentos de escolha livre das crianças, em que se promove a iniciativa, a tomada de decisão, a pesquisa e a exploração. Os momentos de grupo que exigem e desenvolvem a cooperação e a partilha, a comunicação e a capacidade de escuta do comentário dos pares.

Tempo nos espaços exteriores (atividades em grupo e de escolha individual).

O Colégio Verde Água promove o envolvimento e a participação das famílias, para garantir o desenvolvimento educativo dos filhos de forma participada e dialogante. Preconizamos uma forte articulação com a comunidade envolvente, como fonte de conhecimento, informação e expressão cultural.

Para além da observação espontânea, o educador procede ao registo planificado das aquisições e competências da criança. Os trabalhos efetuados pelas crianças, a observação das suas produções, da forma como se envolvem e participam nos trabalhos e na vida do grupo, as comunicações da criança ao grupo e as ocorrências significativas registadas no diário do grupo são também considerados na avaliação da evolução da criança. Diariamente e semanalmente existem momentos para avaliar e ponderar com o grupo, o que foi realizado e o que ficou por alcançar, estimulando-se a criança e o grupo a analisar e a refletir sobre as dificuldades e sobre os êxitos. A criança compreende, aprende e compromete-se com as apreciações e com os desafios para melhorar que daí decorrem.

Estes processos de documentação e registo estimulam também a autorreflexão do educador, e o debate nas reuniões semanais da equipa pedagógica permitindo analisar e planificar, tendo em vista o desenvolvimento da criança e do grupo.

Permite ainda, informar os pais de forma consistente e fundamentada sobre o desenvolvimento e os progressos da criança, acentuando a articulação e a ligação continuada entre escola e família.

Salas de Jardim de Infância com crianças de 3, 4 e 5 anos promovendo o respeito pela diferença, a interajuda e a cooperação. Reforça a vontade de crescer, incrementando as aprendizagens e a autonomia. Consolida a autoestima dos mais crescidos pela diferença face aos mais novos e por funcionarem como modelos. Promove a adaptação aos sistemas desnivelados e heterogéneos, a maior tolerância à frustração. Numa sociedade em que cada vez existe maior número de famílias com um único filho e famílias desagregadas, este modelo heterogéneo introduz vivências próximas das vividas numa grande família com vários irmãos.

Clima de Livre Expressão reforçado pela valorização pública das ideias, opiniões e vivências de cada criança nas diversas áreas de produção: fala, escrita, matemática, expressões plásticas, ciências, entre outras.

Muitas das aprendizagens fazem-se através de projetos cooperativos de produção, de pesquisa e de intervenção. Diariamente existem tempos lúdicos de atividade exploratória e livre da criança.

Avaliação Diária e Semanal, dos projetos e atividades desenvolvidas pelas crianças, com grande valorização do processo para além da observação do resultado.