Berçário

Entendemos que o mais importante no acolhimento a um bebé é proporcionar-lhe um espaço e uma dinâmica que se ajuste às suas rotinas e hábitos para que a adaptação ao Berçário seja serena e tranquila.
A estabilidade e sensibilidade da equipa de Berçário são determinantes para garantir a harmonia e o bem estar do bebé, ainda extremamente dependente da qualidade das respostas dos cuidadores para se sentir amado e confiante.

A constância das vozes, do toque, da forma de pegar e dar colo, a proximidade e continuidade face às experiências prévias no que respeita às rotinas alimentares, do sono e da higiene, são decisivas para uma adaptação harmoniosa e tranquila, com um mínimo de perturbação na regulação emocional do bebé.

Para promover a continuidade e a proximidade dos cuidados que são prestados ao bebé, o Berçário é o único espaço do colégio em que as rotinas não estão prédefinidas, sendo estabelecidas e desenhadas para cada bebé em conjunto com os seus pais. É também a única sala em que a alimentação é trazida de casa pelos pais. Já basta ser outra pessoa a alimentar o bebé, vamos manter os sabores e as texturas…

Cada bebé tem o seu plano diário de cuidados e rotinas, desenhado pelos pais e pela equipa pedagógica de Berçário, funcionando como um mapa que orienta a equipa a cuidar de cada bebé e conferindo aos pais a segurança de continuarem a conhecer e a antecipar os diferentes momentos do dia do seu bebé. Este Plano Diário vai sendo ajustado entre os pais e a equipa, face às respostas e necessidades do bebé e de acordo com o seu desenvolvimento.

Esta comunicação e partilha diária entre pais e equipa, constrói junto dos pais uma progressiva confiança e familiaridade com a equipa de Berçário, determinante para a construção da tranquilidade e satisfação com que nos confiam os seus filhos.

A música calma, a psicomotricidade, as experiências sensoriais, os jogos no tapete, as interações adulto-bebé em que o adulto acompanha e interpreta o olhar, o movimento e as comunicações do bebé atribuindo-lhes significado, confirmam o quanto cada bebé é compreendido e estimado.

Harmonia, constância e afeto são os ingredientes nucleares da nossa prática diária com os bebés, indispensáveis para o seu bem-estar e desenvolvimento.